Pela contínua transferência do saber!


A área de metrologia tem um compromisso com a sociedade. É preciso atender a crescente demanda por serviços metrológicos nos mais diferentes segmentos, com cada vez mais qualidade e desenvolvendo pesquisas de alto nível. Este é um dos principais desafios do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) que, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e à Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), promove o III Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (III CBMRI), de 21 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro.

As medições na área de radiação devem prover garantias, confiança para o consumidor, de que ele tem o melhor em termos de serviços. Novos e melhores processos e produtos também elevam a competitividade do país, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A metrologia é fundamental para que sejam mantidos níveis adequados de segurança, de forma a dar suporte a medições que abrangem as áreas de saúde, indústria, meio ambiente, agricultura, geração de energia.

No Brasil, milhões de pessoas são diagnosticadas e tratadas em procedimentos de radioterapia, radiodiagnóstico e medicina nuclear. Por ano, são 63 milhões de exames de radiodiagnóstico, nove milhões de procedimentos em radioterapia, abrangendo 450 mil pacientes ao ano. É fundamental que as doses recebidas pelos pacientes estejam corretas e que equipamentos detectores de radiação realizem medições de forma precisa.

Na indústria, técnicas como a gamagrafia permitem identificar defeitos estruturais em materiais e até mesmo no programa nacional de prospecção de petróleo, a metrologia tem especial importância. A tecnologia nuclear é empregada ainda na esterilização de materiais médico-cirúrgicos e de tecidos biológicos, na irradiação de especiarias, em pesquisas em prol do meio ambiente, no combate a pragas agrícolas e na preservação de documentos e bens do patrimônio histórico e cultural. A geração de energia elétrica nas usinas nucleares também depende fortemente da área de metrologia.

O IRD atua em favor da saúde e da segurança da população e dos trabalhadores expostos às radiações, promovendo a preservação do meio ambiente. É o laboratório designado pelo Inmetro como referência na área de radiações ionizantes, por meio de seu Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes. É de sua responsabilidade a realização, manutenção e disseminação das grandezas relacionadas à radiação ionizante no Brasil.

A associação com o INMETRO, que tem o compromisso maior de trazer mais qualidade para o cidadão, e com a SBM, cuja missão é promover a cultura e a prática da metrologia como instrumentos de competitividade e qualidade de vida e coesão social, se materializa em uma parceria profícua para a realização do III CBMRI, evento para o qual se espera resultados promissores para a ciência, tecnologia e inovação do país.

Realização

Apoio

Patrocinadores