Sobre o Rio de Janeiro


Rio de Janeiro, situada na região Sudeste do país, é atualmente a cidade brasileira mais conhecida no exterior, com maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul.

Por suas inúmeras facetas, o Rio de Janeiro tornou-se o foco da indústria turística na América Latina.

Além de sua exuberante beleza natural, sua história e a alegria contagiante dos cariocas contribuíram para criar a imagem de “Cidade Maravilhosa”.

Diferentemente de muitos outros lugares, como destino turístico, o Rio de Janeiro não depende das estações, uma vez que o clima é temperado o ano todo e suas atrações turísticas podem ser apreciadas praticamente em qualquer época do ano.

Trata-se de uma cidade de contrastes: sua arquitetura colonial nos remete ao passado, enquanto que os vistosos edifícios modernos nos levam ao futuro. Dois marcos, verdadeiros cartões postais, são conhecidos no mundo inteiro:


A estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, é uma das imagens mais famosa do Rio, visitada durante todo o ano por milhares de pessoas. Trata-se de um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro de Santa Teresa. Situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Do topo do morro pode-se comprar lembranças, visitar a capela que fica no pedestal, e principalmente, olhar a vista deslumbrante da cidade. O acesso é feito por carros autorizados ou de trenzinho.


Pão de Açúcar O Pão de Açúcar divide com o Corcovado o título de ponto de atração turística de onde se têm as mais belas vistas do Rio. A visita ao Pão de Açúcar é feita em duas etapas por um bondinho suspenso por cabos de aço. A primeira liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, localizado a 215 metros de altitude e de onde se tem uma bela vista da Baía de Guanabara e suas ilhas, do Aterro do Flamengo, do morro do Corcovado e a ponte Rio-Niterói. A partir do Morro da Urca, começa a segunda etapa, rumo ao Morro do Pão de Açúcar a 395 metros, de onde se pode avistar, de um angulo único, a praia de Copacabana e a Fortaleza de Santa Cruz e algumas praias de Niterói. Frequentemente são promovidas festas e shows para todos os gostos.


O Rio também conta com o Maracanã, considerado o maior estádio da América Latina, onde foram consagrados mitos como Pelé e Garrincha. Os campeonatos e jogos disputados são febre nacional, atraindo milhares de pessoas o ano inteiro. Nele, também são realizados shows internacionais e nacionais com repercussão mundial.
Além destes grandes pontos turísticos, o Rio também conta com as exuberantes praias dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari, entre outras. As praias do Rio de Janeiro são uma das maiores atrações da cidade, tanto para os turistas quanto para seus moradores.
As mais afastadas e tranquilas, como Recreio, Grumari e Prainha, têm atraído muita gente por causa de sua beleza ainda conservada. Porém, as mais conhecidas, como Copacabana, Ipanema e Leblon, continuam sendo muito frequentadas.

    


O Rio também conta com o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna, a florestas da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, o Jardim Botânico, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova, o Samba e muitos outros atrativos turísticos.

    

    

    

E o melhor: seus visitantes logo percebem que há sempre algo novo acontecendo no Rio – show de música e dança, exposições, eventos esportivos e muito mais! O que a “Cidade Maravilhosa” o ápice das mais agitadas vidas noturnas e culturais do país.

    

Realização

Apoio

Patrocinadores